Sumário gráfico
A infraestrutura
A infraestrutura TEC4SEA, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e integrada no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE), é uma plataforma pioneira na Europa que visa apoiar a investigação, desenvolvimento e teste de equipamentos de robótica, telecomunicações e de tecnologia de sensores para monitorização e operação em ambiente marítimo.
Os objetivos
Como resultado direto da natureza dos sócios fundadores e do papel previsto para a TEC4SEA no âmbito da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) portuguesa, esta infraestrutura de investigação foi concebida para servir não só a comunidade académica mas também a comunidade industrial, fomentando e promovendo a I&D e transferência de tecnologia, e apoiando o desejado crescimento de uma economia azul sustentável. Os seus objetivos funcionais podem ser resumidos da seguinte forma:
– Apoiar a comunidade académica.
– Apoiar o setor industrial.
– Fomentar e promover I&D em tecnologia marítima e a sua transferência para a indústria.
Estes três pilares contribuem para o objetivo abrangente subjacente de contribuir para o crescimento de um setor sustentável da economia azul.
A natureza
A TEC4SEA é uma infraestrutura geograficamente distribuída, com presença física de Norte a Sul de Portugal. Está aberto a toda a comunidade científica e empresarial/industrial, com uma política de acesso livre aos investigadores filiados às unidades de investigação que asseguram a sua manutenção e sustentabilidade.
Na tentativa de reunir o vasto conjunto de capacidades, recursos e competências necessários para enfrentar com sucesso o desafio colocado pela sua missão e, em particular, pelas dificuldades inerentes à dimensão e profundidade do Mar Português, a TEC4SEA foi criada como sendo uma plataforma altamente multidisciplinar, capaz de apoiar a pesquisa, desenvolvimento e teste de tecnologias marítimas. Este ecletismo e natureza multidisciplinar, necessários para o desenvolvimento eficaz e autossustentado de tecnologias de monitorização e operação em ambiente oceânico, estão bem refletidos na diversidade e alcance dos objetivos científicos definidos.
A TEC4SEA é uma infraestrutura com um grande grau de integração vertical, possuindo um conjunto de competências e recursos que vão desde a investigação conceptual pura às missões marítimas, com fortes competências industriais e logísticas no escalão intermédio da produção de protótipos. Assim, pode apoiar pesquisadores em todas as fases do desenvolvimento de tecnologia, desde a conceção e análise teórica, até ao desenvolvimento de protótipos, execução de testes de campo e validação de tecnologia. Esta grande abrangência na natureza das atividades do TEC4SEA está novamente bem refletida na diversidade dos seus objetivos científicos.
Motivação
A vontade de desenvolver tecnologia para ambiente marítimo não é o único vetor de impulsão da TEC4SEA. Igualmente importante, e também enraizado no seu DNA fundador, é o reconhecimento de que a utilidade da tecnologia é mensurável pelo impacto que ela tem nos tecidos económicos e sociais circundantes. Assim, a TEC4SEA atribui elevada prioridade a programas e projetos com potencial para capacitar as empresas privadas participantes, aumentando a sua capacidade de inovação na área da economia do mar.
Sendo a educação tecnológica uma componente vital da capacitação tecnológica da indústria e, em geral, um fator chave nas capacidades tecnológicas das sociedades, a infraestrutura TEC4SEA também está altamente comprometida com a oferta de programas de educação avançada.
Alinhamento estratégico
Foi também envidado um grande esforço para garantir que o roteiro científico da TEC4SEA se mantivesse alinhado com a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) portuguesa, para que se tornasse num recurso útil para a promoção do crescimento azul nacional. A ENM não foi, no entanto, a única estratégia nacional considerada.
A nível europeu, o alinhamento também é completamente preservado. Estando profundamente enraizada no Oceano Atlântico, a maior bacia marítima em termos de valor acrescentado bruto (VAB), a TEC4SEA aborda diretamente um ativo que representa 36% do VAB da economia azul da UE. Uma vez que a nova ENM já estava totalmente alinhada com os documentos relevantes europeus, nomeadamente o Espaço Marítimo Atlântico da Comissão Europeia, e dada a capacidade do TEC4SEA para enfrentar e apoiar desafios nos quatro pilares do Plano de Ação Atlântico 2.0, o alinhamento estratégico a nível nacional implicou automaticamente o alinhamento a nível europeu.
Como resultado deste alinhamento, todas as orientações e escolhas presentes no Mapa Científico da TEC4SEA decorrem diretamente da natureza geoestratégica de Portugal como nação de eixo marítimo, e das características particulares do Mar Português.
Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos estão organizados no mapa de acordo com suas diferentes naturezas:
Perceção de valor: Relacionado com a forma como queremos ser vistos
Operacional: Relacionado com o que queremos fazer
Estrutural: Relacionado com a organização, em termos de projeto estrutural
Genético: Relacionado com as novas capacidades que queremos edificar.
Principais áreas de investigação
- Robótica marítima, abordando o desenvolvimento de soluções para operações de longa duração, operações em águas profundas, inspeção e intervenção autónoma, recolha inteligente de dados e operação segura de plataformas não tripuladas;
- Tecnologias e sistemas de monitorização submarina, nomeadamente sensores de fibra ótica e sistemas de imagem para medição de parâmetros físicos, químicos e biológicos e capacitação de infraestruturas inteligentes;
- Sistemas de comunicações sem fio de banda larga para ambientes oceânicos, incluindo sistemas de rádio para comunicações sobre água, e sistemas acústicos, óticos e de rádio para comunicações submarinas;
- Sistemas acústicos para monitorização e exploração oceânica.