Membros

A Infraestrutura de Investigação TEC4SEA tem dois membros fundadores, o INESC TEC e o CINTAL, ambos com um historial comprovado de projetos de I&D nacionais e internacionais relacionados com o mar, desenvolvendo I&D que é posteriormente transferida para os parceiros industriais da região.

O INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) é um Laboratório Associado com 30 anos de experiência em I&D e transferência de tecnologia. É um instituto de investigação sem fins lucrativos, tendo como membros associados a Universidade do Porto, o INESC e o Instituto Politécnico do Porto.

Com cerca de 750 pesquisadores (300 com doutoramento), trabalhando na interface entre o mundo académico e as empresas industriais e de serviços, bem como a administração pública, a atividade no INESC TEC é realizada sob o paradigma da cadeia de produção de conhecimento para valor: o conhecimento e os resultados gerados na pesquisa básica são tipicamente injetados em projetos de transferência de tecnologia e, portanto, contêm relevância social adicional.

Centros de I&D
Centro de Fotónica Aplicada (CAP)

O CAP faz I&D em optoeletrónica, principalmente focado em tecnologia de fibra óptica. Está orientado para a pesquisa e desenvolvimento aplicados em fontes de fibra óptica, comunicação por fibra óptica, sensores de fibra óptica e microfabricação (filmes finos e óptica integrada). O CAP procura oportunidades de transferência de tecnologia para empresas industriais utilizando suas competências específicas em optoeletrônica e integração de sistemas.

Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS)

O CRAS realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento em sistemas robóticos autónomos, robôs móveis e sistemas com múltiplos robôs móveis para inspeção, monitorização e mapeamento, com aplicações em segurança, sistemas de energia, meio ambiente, aquicultura, oceanografia, biologia marinha, e extração de recursos, entre outros setores. Essas atividades são apoiadas por pesquisa de natureza mais fundamental em percepção, navegação, controle, localização, coordenação e recolha e processamento automático de dados.

Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM)

O CTM realiza pesquisa e desenvolvimento em áreas chave que estabelecerão as bases para redes e serviços de comunicação modernos, como arquiteturas de rede, serviços de telecomunicações, processamento de sinais e imagens, tecnologias ópticas, microeletrónica, TV digital e multimédia.

O CINTAL (Centro de Investigação Tecnológica do Algarve) é um instituto de investigação fundado em 1990 com o objetivo de fornecer um elo na cadeia de inovação entre a pesquisa fundamental (como fonte de conhecimento) e a aplicação prática (como o uso do conhecimento) que possa ser explorada comercialmente.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Algarve – CINTAL, é uma associação privada sem fins lucrativos, criada com os seguintes objetivos principais:

– Pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Ciência e Tecnologia (S&T) – ensino superior e formação.
– Fornecimento de serviços e contratos em relação à indústria.

Os membros do CINTAL são a Universidade do Algarve, a Rolear, uma empresa privada que atua nas áreas de automação industrial e energia, e o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia (anteriormente INETI), um Laboratório do Estado com sede em Lisboa e intervenção nas áreas de energia e geologia.

Sendo uma organização dedicada à pesquisa, o CINTAL fomenta a ligação, na cadeia de inovação, entre a pesquisa fundamental, como fonte de conhecimento e aplicação prática, e o uso do conhecimento que possa ser explorado comercialmente.

O CINTAL está sediado na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas e a maior parte de suas atividades está ligada a professores e laboratórios da Universidade, frequentemente em cooperação com parceiros industriais e/ou laboratórios de outras universidades em Portugal e na UE.

Laboratório de Processamento de Sinal (SiPLAB)

O SiPLAB tem como foco o processamento de sinais acústicos submarinos, a acústica oceânica e as comunicações submarinas. O SiPLAB possui as suas próprias instalações de computação e equipamentos acústicos submarinos, e possui cerca de 15 investigadores.

O SiPLAB tem experiência em acústica submarina e aborda as competências exigidas para sistemas de comunicação submarina e percepção ambiental. Estas são áreas científicas relevantes para a permanência a longo prazo no mar.

O SiPLAB está localizado na Universidade do Algarve (Faro, Portugal) com a qual tem laços de cooperação cientítifca particulares e permanentes, incluindo intercâmbios de pessoal, e acordos de colaboração em vários projetos.

R&D Centre

Signal Processing Laboratory (SiPLAB)

SiPLAB’s emphasis is on underwater acoustic signal processing, ocean acoustics and underwater communications. SiPLAB has its own computing facilities and underwater acoustic equipment and has approximately 15 researchers.

SiPLAB has experience in underwater acoustics and addresses the required competencies for underwater communication systems and environmental perception. These are relevant scientific areas for the long-term permanence in the sea.

SiPLAB is located at the University of Algarve (Faro, Portugal) with which has particular and permanent scientific cooperation ties, including personnel exchange and collaboration agreements in various projects.