Objetivos

Como resultado direto da natureza dos seus membros fundadores enquanto instituições de interface que fornecem pontes entre a investigação fundamental e o mundo académico e as empresas industriais e de serviços, a TEC4SEA foi criada com três objetivos principais: i) apoiar a comunidade científica externa, ii) apoiar o setor industrial externo e iii) avançar o estado da arte da tecnologia marítima.

SUPORTE DE COMUNIDADES EXTERNAS

Operar no mar exige um conjunto de recursos muito caros; caros de adquirir, caros de manter e caros de operar. Requer também equipamento muito específico, o qual por sua vez exige um conjunto especializado de competências para ser devidamente operado. Além disso, requer equipes especializadas e experientes capazes de explorar e utilizar com sucesso esses ativos. O mar é um ambiente implacável, que não permite substitutos para a experiência e conhecimento.

É precisamente isso que a TEC4SEA detém. Dispõe de um vasto e eclético conjunto de equipamentos e recursos, desde laboratórios totalmente equipados a plataformas robóticas marinhas de grande diversidade em tamanho, forma e capacidade, autónomas e não autónomas. Tem as câmaras hiperbáricas, os tanques de teste, e os navios. Tem também equipas muito experientes e conhecedoras. Em suma, tem o que é preciso para operar com sucesso no mar. Mais importante do que o que a TEC4SEA tem, no entanto, é o fato de que ela tem também a capacidade de desenvolver novas tecnologias marítimas, customizadas para a missão e os seus requisitos específicos.

Ao disponibilizar este conjunto de ativos e competências às comunidades científicas e industriais externas, a TE4SEA está, de facto, a permitir que os membros dessas comunidades desenvolvam a tecnologia e as condições para operar no mar sem terem de adquirir primeiro um conjunto idêntico de ativos e competências próprias. Resumidamente: está a diminuir as barreiras e o custo de fazer ciência ou negócios no mar e, assim, a promover e fomentar a investigação e desenvolvimento e transferência de tecnologia, e a contribuir para  o desejado crescimento de uma economia azul sustentável.

Agenda e roteiro científico

TEC4SEA tem também a sua própria agenda e roteiro científico, o qual persegue independentemente dos (mas em sinergia com os) seus compromissos de apoio externo. As grandes linhas do seu mapa científico são uma consequência direta das duas principais características do mar português: dimensão e profundidade. Estas grandes linhas, que estão subjacentes à maioria das opções e objetivos tecnológicos da TEC4SEA são:

    • MAIS FUNDO. Temos um grande foco em tecnologia para o mar profundo, embora tendo sempre em mente a necessidade de manter o potencial de utilização da tecnologia desenvolvida também em outros ambientes aquáticos, seja no mar ou em terra.
    • MAIS TEMPO. Como resultado direto da grande dimensão do mar português, focamo-nos também na preferência por desenvolver plataformas de longa resiliência e endurance, que possam operar durante longos períodos de tempo.
    • MASSIFICÁVEL. Focamo-nos no desenvolvimento de soluções de baixo custo, propensas à massificação, e prontas para operar em enxames cooperativos.
    • MAIS SEGURO. Fazemos um esforço permanente para aumentar os níveis de automação e autonomia, como opção fundamental para tornar as operações no mar mais seguras para os operadores humanos.